sábado, 20 de dezembro de 2014

Objetos Fantásticos do Universo - As Supernovas

O Universo está repleto de objetos fantásticos. Uma Supernova com certeza é um dos mais belos espetáculos que acontecem no Cosmos.

Supernova Cassiopeia - Imagem NASA

Mas afinal, o que são as Supernovas?

A explicação pode ser um pouco triste, pois as supernovas são basicamente estrelas que estão morrendo.
Sim, é exatamente isso. Todas as estrelas têm um começo e um fim, não são eternas. Estrelas precisam morrer para que novas estrelas nasçam. Assim se formou tudo que existe no Universo: os átomos que compõem seu corpo foram formados no ventre das estrelas. 

Como disse Carl Sagan: "Somos poeira de estrelas"



Sobre as supernovas, o processo é o seguinte:



As estrelas, ao saírem da Sequência Principal (período em que promovem a fusão do Hidrogênio presente em seus núcleos), entram no estágio final de suas vidas.
A ilustração mostra os dois tipos possíveis de Supernovas que podem surgir a partir de dois tipos distintos de estrelas.

No primeiro caso uma estrela como o nosso Sol: para se transformar numa Supernova, uma estrela assim precisa ter uma parceira binária, porque só desta forma ela terá a massa suficiente para explodir numa supernova. Se for uma estrela solitária, como o nosso Sol, ela terá seu fim como uma anã branca.

O segundo caso acontece com estrelas massivas (mais de 8 massas solares). Estas estrelas têm as características necessárias para produzirem Supernovas Tipo II.

Estes magníficos objetos, ao explodirem darão origem à novas gerações de estrelas e assim sucessivamente.




Referências: